domingo, 17 de junho de 2007

Aborto e clonagem – aspectos gerais

Muito se tem falado hoje no aborto, suas conseqüências legais, religiosas, biológicas e morais, Há casos, no entanto que a concepção se dá por violência sexual – estupro – e nesses casos a lei ampara a mulher permitindo que ela faça o aborto. O aborto também é permitido quando a vida da mulher corre sérios riscos. Independente dos motivos a religião é terminantemente contra o aborto, pois defende a vida como um bem supremo não sendo, portanto possível dispor de tal dádiva em nenhuma hipótese. Algumas religiões proíbem até mesmo métodos contraceptivos entendendo que isso também é uma forma de privar alguém de viver, o que gera um grande problema no controle de natalidade.
O aborto é a quarta causa de morte no país, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 31% das gestações terminam em abortamento e, dos 53,77 óbitos maternos (por 100 mil nascidos) 2,7% são por aborto.
A clonagem também tem sido muito discutida hoje, quais as conseqüências no futuro? O Filme “A ilha” retrata uma temida realidade, até onde o homem pode ir, onde fica a ética e a moralidade? Mais uma vez a religião está presente quando o assunto é clonagem e células tronco afirmando que é uma afronta ao processo natural da vida, e que o homem estaria “brincando de ser Deus”.
A clonagem é um método de reprodução artificial, onde o clone possuirá características idênticas do ser clonado, pois aquele possuirá material genético idêntico deste.
No Brasil a clonagem é permitida para fins terapêuticos e científicos, o uso de células tronco também é permitido, desde que estas tenham sido congeladas por um período de no mínimo 3 anos, ou com o consentimento dos genitores.
As células tronco são células com capacidade de se transformar em qualquer outra célula do corpo humano. As mais eficazes são as células extraídas do cordão umbilical, sendo possível, no entanto que essas células possam ser extraídas também da medula óssea do ser já adulto.
A tanto a clonagem como a terapia por meio de células tronco são técnicas inovadoras que geram esperança para casos complexos como por exemplo o tratamento da leucemia ou o transplante de órgãos.
Acredito que de qualquer modo, independente de qualquer aspecto legal, religioso, ou filosófico a ética é ingrediente básico para o sucesso em qualquer área. Barrar estudos científicos por medo de no futuro vivermos numa sociedade ainda mais egoísta e capitalista com fora retratado do já mencionado filme é dizer um não a qualquer possibilidade de progresso. As pessoas não desejam morrer, e a clonagem não promete isso, mas se o homem é capaz de prolongar, e melhorar a vida através da ciência porque não? É verdade que o novo por vezes causa medo e insegurança, mas deixar que esse medo impossibilite novas descobertas é mais do que deixar de progredir, é retroceder.

Nenhum comentário: